Sonica cria integração de NFTs com ferramentas de gestão de clientes das empresas

Imagem: Samdraft, Pixabay.

A startup Sonica, que tem foco em Web3, está lançando uma solução que integra a compra ou recebimento de tokens por um cliente com as ferramentas de CRM – de gerenciamento de relacionamentos – e com as de Inteligência de Negócios (BI) das empresas. Com isso, ativos digitais como tokens não-fungíveis (NFTs) ganham mais uma funcionalidade na estratégia dos negócios de engajar e reter clientes.

De acordo com Alexandre Adoglio, CEO e fundador da Sonica, essa integração entre ativos digitais e ferramentas de CRM e BI é pioneira no mundo. Além disso, mostra a possibilidade de integrar Web3 e soluções Web2 como RD Station, Mailchimp e Salesforce.

“O principal objetivo desta nova integração é gerar valor na adoção de Web3 pelos usuários não nativos do setor. Uma das maiores barreiras em aplicar soluções de ativos digitais é conseguir tangibilizar o retorno de investimento, distanciando-se, é claro do hype promovido pelo mercado há pouco tempo”.

Há uma série de empresas usando NFT como ferramenta de marketing e em seus programas de fidelidade. A Lufthansa, por exemplo, anunciou que seus passageiros poderão transformar bilhetes aéreos em NFTs e usá-los de diferentes formas para acessar benefícios.

“Quando o usuário recebe ou minta o token ou NFT, já conseguimos gerar um perfil de usuário via inteligência artificial e seu cadastro diretamente em sistemas de CRM, como RD Station, Hub Spot, PipeRun ou Active Campaign. Atualmente, as marcas, produtos e serviços não conseguem enxergar uma aplicação funcional na Web3. Com essa solução, trazemos essa mudança, propondo que campanhas utilizando NFTs e tokens possam se tornar parte do ecossistema de marketing digital das empresas”, explica Adoglio.

Assim, as empresas poderão usar coleções de NFTs para integração e apoio de estratégias de atração de clientes por meio de conteúdos interessantes (inbound) e por meio de publicidade direta sobre o produto (outbound). Mas há ainda outros exemplos, como criação de tokens de comunidade ou de fidelidade.

Segundo Adoglio, com os insights que a ferramenta disponibiliza por meio de IA conectada à carteira do usuário, os emissores de tokens poderão acompanhar em tempo real o comportamento dos clientes dos projetos. Além de integrar cada um deles como leads para funis de CRM.

Para ele, o mercado é promissor porque o marketing digital vem sendo desafiado a prover novas soluções devido a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados e do fim programado dos cookies no sistema de buscas do Google. Portanto, a solução de insights, cria-se uma nova forma de relacionamento direta (P2P) com os clientes e usando contratos inteligentes.

A startup que desenvolve e faz gestão de projetos em Web3, não faz a gestão de dados da ferramenta, assim, a própria empresa pode fazer ou parceiros.

A Sonica tem base em Florianópolis (SC) e neste ano participou do Elo Conecta, programa de inovação da Elo. Além disso, foi uma das cerca de 100 startups escolhidas para fazer pitch no Consensus, evento que aconteceu em abril passado no Texas. 

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