Solana Foundation lança hackathon global e quer mais brasileiros na competição

Hackathon vai até 8 de abril. Imagem: Ales Nesetril, Unsplash.

A Solana Foundation abriu as inscrições para o Renaissance, o nono Hackathon Global da Solana. A competição acontecerá entre 4 de março e 8 de abril no formato online. É possível também formar equipes pelo site da Solana. A competição já teve mais de 5 mil projetos inscritos, 60 mil participantes e mais de US$ 650 milhões em capital semente, de acordo com a fundação.

“A Solana Foundation quer dobrar o número de vencedores brasileiros no Hackathon Global esse ano, para isso, estamos à disposição dos participantes no discord, faremos encontros mensais por todo o Brasil e ofereceremos mentoria e webinars para tirar dúvidas e instruir as equipes”, afirmou diego Dias Head da América Latina da Solana Foundation.

No último ano, o projeto brasileiro Firethree levou o prêmio pelo quarto lugar do ranking global de Infraestrutura. Além dele, SolPal; Learn-to-Earn by MELK DAO; e MEGA DAO receberam grants educacionais.

As categorias do hackathon para desenvolvimento dos projetos estão subdivididas entre Principais e Especiais, sendo as Principais: DeFi & Pagamentos, Mobile, Inteligência Artificial, Infraestrutura, DePIN e Games. Enquanto as Especiais são Universidade, Bens Públicos e Meio Ambiente. O anúncio dos vencedores será em 30 de abril.

No último ano, o momentum na rede Solana aumentou graças aos desenvolvedores do ecossistema. Com isso, se destacou em 2023 para transações como pagamentos, jogos e redes sociais, infraestrutura física descentralizada.

“Os hackathons desempenham um papel crítico no crescimento contínuo da rede Solana, fomentando uma cultura de inovação e colaboração”, disse Dan Albert, Diretor Executivo da Fundação Solana. “Esses eventos capacitam os devs e
builders a criar soluções significativas que revolucionarão indústrias, resolverão problemas do mundo real e desenvolverão aplicativos práticos que só são possíveis na Solana”.

O Superteam Brasil, DAO responsável pela expansão da Solana na região, realizou diversos Supermeets com o intuito de engajar a comunidade e fornecer incentivo para a participação brasileira no Hackathon Global ao longo dos meses de janeiro e fevereiro em cidades como Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Minas Gerais e Recife.

Além disso, há materiais disponíveis para auxiliar as equipes que tiverem interesse em participar da competição, como o Guia de Preparação para os Participantes e a relação de Perguntas Frequentes dos participantes. Os materiais estão no Discord do Superteam e no site da Solana.

Atualmente, a Fundação está expandindo sua atuação para a América Latina, começando com o Hackathon Hyperdrive, que teve 650 participantes e apresentação de 120 projetos, vinte a mais do que nos últimos três hackathons juntos.

O Superteam é a DAO responsável pela expansão internacional da Solana e recebe fundos e suporte da Solana Foundation para ajudar no crescimento da comunidade da Solana em determinados países. Atualmente, está em 7 e tem o Brasil como próximo destino.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *