A RKM Engenharia, construtora de imóveis residenciais de Minas Gerais, registrou dois contratos de compra e venda de apartamentos em blockchain e por celular, primeira operação desse tipo no país. A operação foi feita pela Growth Tech, startup que desenvolveu uma plataforma focada nesse setor.
Em novembro, a RKM fará outro lançamento que também terá os contratos registrados em blockchain.
“Estamos investindo no seu processo de digitização (troca de estruturas físicas por digitais) e adotamos blockchain para ir além de escrituras e registros cartoriais”, afirmou ao Blocknews Ricardo Alfeu, CEO da empresa. “A tecnologia já provou seu potencial de unir segurança e privacidade com eficiência e muito mais economia”, completou o executivo.
“Esta operação foi um marco muito importante para todo ecossistema envolvido na transformação digital do mercado imobiliário. Provamos a viabilidade de uma compra e venda de imóvel sem papel e ainda imprimimos toda a segurança e sofisticaçao provida pela blockchain”, disse ao Blocknews Hugo Pierre, fundador e CEO da Growth Tech
Pelo celular
Com o uso do celular, o registro foi rápido e seguro, afirmou Pierre. A operação inclui a criação de identidades digitais das partes envolvidas na negociação, para uso da plataforma da startup, o que permite validar dados cadastrais e biométricos nas bases oficiais. Também é feita uma prova de vida.
A GrowthTech começou sua operação focando em serviços imobiliários, em especial, para os cartórios – não para tirá-los do mercado, mas para digitalizar, e em blockchain seus serviços. Tudo ia bem até que, neste ano, a Comissão Nacional de Justiça (CNJ) lançou um serviço de registro eletrônico e determinou que os cartórios devem utilizar apenas essa plataforma.
A decisão do CNJ acabou com o faturamento da startup, que teve que pivotar seu negócio e começou a trabalhar com foco nas empresas do setor imobiliário.
2 comentários em “RKM faz primeiro registro do país de venda de imóvel na plataforma da Growth Tech”
Olá,
Notícia fantástica!!
Será que poderia liberar a hash para localização no Blockchain? Isso seria fantástico para estudo acadêmico e divulgação mais detalhada na comunidade.
Obrigada.
Daniele
Olá Daniela, este assunto precisaria ser tratado diretamente com a Growth Tech. Muito obrigada.