Revista descentralizada DeSci, de cientistas brasileiros, fecha parceria com DAO Gosh

Revista DeSci prevê 100% de direitos autorais a cientistas.

A Gosh (Git Open Source Hodler), plataforma de repositórios on-chain descentralizada que funciona como Organização Autônoma Descentralizada (DAO), fechou uma parceria com a deScier, comunidade liderada por cientistas brasileiros que usa blockchain para facilitar a colaboração científica por meio do The DeSci Journal. O jornal científico descentralizado busca desenvolver um novo padrão git (de repositórios) para envio de códigos e dados de pesquisa em publicações científicas alternativas, com 100% dos direitos autorais indo para os cientistas.

Na Gosh, a administração de cada repositório é no formato de DAO. Assim, cada organização ou grupo que usa a Gosh precisa ter pelo menos uma pessoa que cria e gerencia os gits. Quando pelo menos mais um usuário entra na DAO, então a governança é de forma descentralizada.

Como parte da parceria, a Gosh construirá um canal revista da deScier para que editores e revisores coordenem o trabalho em artigos científicos. Dessa forma, os autores terão uma plataforma para publicar suas pesquisas revisadas por pares, mantendo 100% de seus direitos autorais. A DAO da deScie é a https://app.gosh.sh/o/descier e está aberta a novos usuários.

A plataforma da Gosh é uma camada 2 da Ethereum que permite que parceiros selecionados executem contratos inteligentes on-chain gratuitamente. Dessa forma, a rede se diz mais rápida, mais escalável e a primeira e única blockchain Freemium Ethereum Layer 2. Para o grupo deScier, essa funcionalidade da Camada 2 é um passo essencial para unir as blockchains numa camada operacional unificada que várias comunidades científicas descentralizadas podem aproveitar para pesquisa, revisão por pares e publicação.

De acordo com Maria Goreti Freitas, fundadora e líder da deScier, “hoje em dia, os cientistas detêm zero por cento, de seus direitos autorais, sim, zero por cento. As editoras geram tantas receitas como a indústria da música, cerca de US$ 26 bilhões por ano. A Revista DeSci é um ponto de partida para que estudiosos tenham contato com uma nova forma de publicação e financiamento de suas pesquisas científicas”.

A deScier se baseia numa economia colaborativa que compartilha ganhos com editores, revisores e outros membros envolvidos nos processos de revisão por pares e publicação. “O papel da Gosh como padrão git para armazenamento descentralizado de dados suplementares em publicações alternativas fortalece e cimenta o avanço das publicações DeSci e da ciência de forma mais ampla.”, completa Maria Goreti.

Segundo Oksana Stanevich, fundadora da Jocelyn DAO, plataforma para cientistas em risco, e chefe científica da Gosh, “hoje, qualquer cientista que submeta um artigo a uma revista também deve enviar materiais suplementares. Estes materiais são normalmente alojados num Git centralizado, por isso, os cientistas não têm controle sobre os seus direitos de autor e propriedade intelectual dos seus dados ou códigos e, em última análise, do seu trabalho como um todo. Já o sistema de controle de versão git on-chain da Gosh fornece aos cientistas uma estrutura descentralizada, permitindo que sejam verdadeiramente donos de suas pesquisas.”

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *