Petrobras faz parceria com Cardano para capacitar funcionários em blockchain

Imagem: Ricardo Gomez Angel, Unsplash.

A Petrobras fechou, há duas semanas, um acordo de cooperação com a Cardano Foundation que inclui disponibilização de treinamentos para funcionários da empresa sobre a tecnologia blockchain e a emissão de 500 tokens não-fungíveis (NFTs) dinâmicos. Esses tokens darão acesso aos treinamentos. O acordo é de um ano, podendo ser prorrogado, e é o primeiro da petroleira com uma blockchain pública e o primeiro que inclui lançamento de tokens em blockchain pública.

Esse acordo foi apresentado por Nadia Mannell, diretora da Cardano Academy, num evento da Universidade Petrobras na semana passada. Assim, faz parte de um movimento da Petrobras para capacitar mais funcionários para identificarem oportunidades de uso da tecnologia no seu negócio. E esse movimento também inclui a criação de um centro de excelência sobre blockchain e tokenização na empresa, que está em gestação. A Petrobras tem outros em áreas como analytics, por exemplo.

O treinamentos tem foco grande na capacitação de profissionais das áreas de negócios. A ideia é que empresa compreendam como blockchain se encaixa em problemas de negócios, seu uso adequado e se pode ser usada em algum processo da petroleira, disse ao Blocknews o membro do board do centro de excelência em blockchain e referente técnico para o assunto na Universidade Petrobras, Marcelo Curi.

No caso de NFTs, por exemplo, Curi lembra que o uso pode servir como uma autenticação adicional. Além de email e senha, pode-se usar o token. No caso dos NFTs dos cursos, o modelo é o de ativos digitais dinâmicos, ou seja, a partir de informações externas, vindas de oráculos, esses tokens podem mudar. Portanto, são diferentes dos estáticos.

O evento que a Universidade Petrobras realizou na semana passada foi o ExpamdLAB 2023, com discussões sobre Web3, blockchain, economia tokenizada e metaverso, além de gamificação para educação, disse Curi. O Laboratório de Experiências de Aprendizagem com Metodologias Disruptivas (Expamd Lab) tem o foco em criação de soluções de aprendizagem. O evento também teve a participação de Luis Fernando Dal Porto, embaixador da Polkadot.

O encontro teve ainda uma ação de gamificação, com atividades envolvendo conhecimento sobre cripto e que aconteceu no metaverso, “mostrando o que será a nova fase de educação que começa com a Cardano Academy”, afirmou Curi.

A Universidade Petrobras foi uma das 21 universidades corporativas do mundo que receberam o prêmio Global CCU Awards 2023 (Global Council of Corporate Universities). A empresa venceu na categoria principal, a “Best Overall Corporate University”, com o ouro – a Caixa Econômica Federal ficou com a prata.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *