O Nubank, o Mercado Pago e o Google criaram a Zetta, associação que vai focar em acelerar a inovação no setor financeiro e a digitalização da economia. Também fazem parte da iniciativa as fintechs Creditas, Banco Inter, Grupo Movile, Hash e Iugu.
O presidente da Zetta é Bruno Magnani, diretor de relações institucionais do Nubank. De acordo com ele, a associação será um local de debate sobre inovação e modernização.
Em seu site, a Zetta diz que “busca complementar as associações tradicionais do segmento e colaborar com o regulador e a sociedade brasileira para potencializar o impacto da tecnologia no setor financeiro e de meios de pagamentos”.
Como toda associação, deverá buscará influenciar o cenário de inovação no país. Para a Zetta, “a Agenda BC# é um norte importante do incentivo que tem sido dado ao uso da tecnologia. Portanto, acreditamos no alinhamento de propósitos quanto ao futuro do sistema financeiro e de pagamentos.”
Para marcar a fundação da Zetta, a associação lançou o estudo “O papel da tecnologia na recuperação econômica”. Segundo dados das associadas, o número de clientes com cartão de crédito ativo aumentou 29% de fevereiro a novembro de 2020. Também cresceram as compras parceladas.