Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

New York Times revela mais detalhes de seu projeto em blockchain

A função do jornalismo é reportar fatos, com dados verdadeiros e de forma neutra. Mas no mundo da internet, onde informações giram sem parar e para todos os lados, a veracidade precisa ser checada muito mais e muito mais rápido do que antes. Por isso, desde 2019 o The New York Times desenvolveu o The News Provenance Project, que busca checar se imagens são verdadeiras e evitar que as falsas sejam espalhadas por órgãos de imprensa e outras plataformas, como mídias sociais. O projeto buscou entender como as pessoas acessam e compartilham fotos nessas redes.

Na página do projeto, feito com a IBM Garage, é possível ver inclusive como a ferramenta seria, com os órgãos de imprensa colocando fotos originais usando metadados publicados na blockchain Hyperledger Fabric. A ideia é manter um arquivo de fotos confiáveis.

“Escolhemos blockchain porque sua estrutura do dados pode ajudar a manter um registro transparente e imutável de fotos originais: quando, onde, por quem foi feita, quem publicou e como foi usada por uma rede de órgãos de notícias”, diz o site do projeto.


E para uma análise dos desafios dessa empreitada, inclusive de como isso pode afetar veículos menores e pessoas que dão informações na internet em projetos autorais, vale escutar o podcast BlockDrops do último sábado (25), de Maurício Magaldi, sobre o assunto. O podcast está nas plataformas da Apple, Spotify, Google, Breaker, Overcast, Pocketcast e Radio Public.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>