Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Mitsubishi e Tokyo Tech criam plataforma blockchain de venda P2P de energia renovável

Plataforma quer otimizar comércio P2P de energia renovável. Foto: Pixabay.

A Mitsubishi Electric Corporation e o Instituto de Tecnologia de Tóquio (Tokyo Tech) vão desenvolver uma blockchain para otimizar o comércio de energia peer-to-peer (P2P). O objetivo é permitir um uso mais efetivo da sobra de eletricidade gerada por energia renovável.

Isso será possível, segundo as empresas, porque vão criar plataformas de comercialização sem intermediários. Assim, os prosumidores, ou seja, produtores que também são consumidores, podem vender seus excedentes com o máximo de lucro.

De acordo com um comunicado das empresas, a blockchain vai verificar a efetivação das transações peer-to-peer. A partir de abril, as empresas vão avaliar o desempenho do sistema de energia para uma otimização do algoritmo, se necessário, para que as vendas comecem logo.

Peer-to-peer otimizado

A Mitsubishi Electric faz o design do sistema de comercialização P2P e das funções de clearing. Enquanto que o instituto desenvolveu a tecnologia blockchain e o design do algoritmo de clearing.

Segundo a Mitsubishi e o Tokyo Tech, o algoritmo permite que os computadores dos consumidores compartilhem suas demandas para achar os vendedores. Isso é feito com o mínimo de operação de computadores, afirmam. Além disso, “o no método de mineração é feito num servidor de micro-computação”.

As empresas estão criando a blockchain porque o sistema criado pelo governo do Japão para combater o aquecimento global está acabando. O sistema é o de feed-in tariff (FIT), ou contrato de oferta padrão. Governos usam o FIT para aumentar o uso de energia renovável.

Para isso, os contratos com quem produz energia renovável são de longo prazo. Com o fim do FIT, os prosumidores precisam encontrar quem compre sua energia para revender no varejo. A lei japonesa só permite que distribuidoras de energia vendam para o varejo.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>