Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Logotipo do Blocknews é registrado em blockchain

Foto: Terry, Unsplash.

Agora, a logomarca do Blocknews é mais uma que tem registro em blockchain. O registro aconteceu nesta segunda-feira (20) por meio da Inspire IP, plataforma com foco em direitos autorais na rede Ethereum. Dessa forma, será possível verificar com segurança que a logomarca pertence ao Blocknews caso, no futuro, alguém tente se apropriar indevidamente da mesma.

Já há diversos casos em que a Justiça reconheceu que registro em blockchain é válido como prova em processo. Assim, cria-se direito de propriedade de ativos como logomarcas, patentes, licenças e direitos autorais. “É uma precaução”, afirma Caroline Nunes, fundadora e CEO da Inspire IP.

Com isso, é possível possível verificar informações como data do registro, autenticidade, origem e propriedade. A transação da logomarca do Blocknews pode ser verificada pelo link https://etherscan.io/tx/0xb76df5340e825369358d56509eb85fabfc74ff7f33a418fd9ee878d5b513efd2 . Esse tipo de registro permite verificar informações como data, autenticidade e origem.

Registro em blockchain já tem reconhecimento da Justiça

A criação da logomarca para o Blocknews é da designer Márcia Aguiar.

O processo na plataforma da Inspire IP durou cerca de 5 minutos e o custo foi de R$ 50,00. O próprio Blocknews fez o registro.

Optamos pelo registro em blockchain porque se houver alguma mudança da logomarca no futuro, mesmo que isso não esteja previsto, será mais fácil realizar um novo registro, em comparação com o trâmite no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Nesse instituto, já está em curso o registro da marca Blocknews.

De acordo com Caroline, muitas empresas fazem registros de ativos como patentes, marcas e direitos autorais em blockchain mesmo que já tenham começado o processo em órgãos oficiais. Isso porque esses processos podem durar meses – no caso de patentes, até anos. Dessa forma, empresas e autores asseguram o reconhecimento da propriedade por meio de uma informação confiável, segura e imutável.

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>