Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Jornada iCoLab: um evento sobre negócios, pessoas e blockchain

iCoLab promove trocas e experiências sobre blockchain entre academia e mercado.

Não há dúvidas de que blockchain é um dos principais assuntos em inovação tecnológica da atualidade. Basta acompanhar a quantidade de novos projetos e pesquisas que movimentam os mais variados setores da economia. Do bitcoin aos tokens não-fungíveis (NFTs), são infinitas as possibilidades de aplicações baseadas nessa tecnologia, cujo principal valor está na camada de confiança que confere às transações digitais.

Os desafios de atuar num ambiente de ampla circulação de dados, como é a internet, exigem investimentos em protocolos que garantam segurança e transparência de registros. Assim como de trocas de informações realizadas em rede. E é nisso que reside a relevância da blockchain: a de redefinir as transações de valor, possibilitando que aconteçam de forma segura, descentralizada e distribuída. 

Para que a sociedade compreenda o quanto blockchain é transformadora, o iCoLab tem investido na colaboração e construção de conhecimento. Faz isso integrando pesquisa e mercado na construção dos nossos projetos. O iCoLab é um hub de inovação que conecta e desenvolve pessoas e empresas interessadas em blockchain. Dessa forma, fomenta e difunde ações que impactem a sociedade e contribuam com a sua evolução dos negócios.

Em 2021, o iCoLab completa dois anos de jornada. A comemoração inclui dois eventos, nos dias 14 e 21 de setembro. Neles, serão apresentados e debatidos temas que afetam não só as organizações, mas também as pessoas que interagem com esses sistemas. O propósito é falar de tecnologia tendo o ser humano no centro desse processo, pois não há inovação sem humanização. 

iCoLab discutirá blockchain para segurança de dados em saúde

A partir da pandemia da Covid-19, das necessidades e dos desafios gerados à indústria, tendências tecnológicas como a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial (IA) e o blockchain chegaram para transformar e aperfeiçoar as soluções. Assim, tornaram a experiência do cidadão, do paciente e do profissional de saúde fundamental na utilização e na prestação de serviços.

Conhecer as perspectivas da interoperabilidade entre os serviços públicos e privados, como garantir a privacidade e a segurança de dados sensíveis são alguns dos temas do webinar “Saúde Digital: um compromisso com o ser humano”, no próximo dia 14.

O painel principal será sobre “Aplicação da tecnologia de dados na gestão de informação em saúde: big data, analytics, IA, blockchain e interoperabilidade”. Participará do webinar Guilherme Rabello, especialista no desenvolvimento de soluções em telemedicina e inovação médica de produtos e serviços.

Webinar discutirá novos modelos de negócios na indústria 4.0

Nos últimos anos, a tecnologia blockchain vem preparando o caminho para unir empresas, setores e economias. Dessa forma, está ampliando as tendências de adoção e o desenvolvimento de novas aplicações. Na indústria 4.0, novos modelos de negócio surgem e esse é apenas o início de uma revolução de ideias.

“Modelos de negócio em rede blockchain: confiança e transparência na Indústria 4.0” será o tema do encontro do dia 21 de setembro. No painel “Logística de NFT”, Christian Aranha, doutor em Inteligência Computacional e autor do livro ‘Bitcoin, Blockchain e muito dinheiro’, falará sobre os tokens não fungíveis. Esses são uma espécie de título de propriedade digital que têm despertado o interesse de diversos setores para a comercialização de produtos virtuais. Mas que também gera dúvidas sobre sua logística e casos de uso.

É com o debate sobre temas de impacto na nossa relação com o mundo que o iCoLab segue conectando pessoas, empresas e projetos. Também compartilha iniciativas, co-cria soluções e colabora para a evolução da sociedade. O instituto promove um ambiente de trocas e de experiências entre associados, pesquisadores e empreendedores. Com isso, atua num espaço de pesquisa, de mercado, de aprendizagem e de acolhimento. 

*Daniela Seibt, relações Públicas, doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS. Líder de comunicação e relacionamento do iCoLab, pesquisadora, empreendedora, especialista em memória, conteúdo e divulgação. Entusiasta de blockchain, da economia colaborativa e da co-criação como instrumentos para a construção do futuro da sociedade

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>