Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

EY, governos e bancos testam blockchain em taxação internacional de dividendos

EY testou blockchain com Reino Unido, Citibank e JP Morgan. Gerd Altmann. Pixabay

A EY anunciou hoje (28) que terminou com sucesso os testes do TaxGrid™ | EY – Global, que usa blockchain em operações tributárias internacionais. Os testes aconteceram com um grupo de governos, instituições financeiras e universidades. O objetivo é resolver ineficiências na taxação de distribuição de dividendo e permitir um compliance praticamente em tempo real.

Os testes incluíram os governos do Reino Unido, Holanda e Noruega. Assim como os bancos BNP Paribas, Citibank, JP Morgan; Northern, além da APG Asset Management, da PGGM Investments, de universidades da Áustria e do Reino Unido.

De acordo com a EY, a solução blockchain pode ajudar as autoridades a chegar a uma compliance em tempo real. Além de ajudar as instituições financeiras que intermediam as transações a trocarem informações de forma coordenada. Isso, numa cadeia longa de participantes das operações, é um grande desafio hoje. Assim, reduz também os riscos contratuais e regulatórios aos quais essas instituições estão expostas.

A solução permite o registro de todas as transações de dividendos, o que gera taxação correta na origem. Sem erros, o processo fica também mais simples e menos aberto a fraudes. O sistema usa, por exemplo, a prova de conhecimento zero (ZKP).

“Nossa intenção é continuar com as discussões com o grupo para engajar outros governos e instituições fiannceiras”, afirmou a vice-presidente global de tributos da EY, Kate Barton. “Queremos trabalhar em mudanças legais e regulatórias necessárias para obter uma aplicação maior da solução”, completou.

Substituir o uso tradicional de papel por uma solução digital podem trazer muitas eficiências, além de simplificar a experiência internacional de retenção de impostos no processo internacional de tributação, afirmou Phil Caldwell, líder global de custódia de produtos tributários do JP.

O relatório da EY completo sobre o projeto em blockchain está neste link.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>