Elon Musk anuncia que Twitter passa a se chamar X

Elon Musk. Foto: Daniel Oberhaus, Wikimedia Commons.

Elon Musk, que comprou o Twitter no final de 2022, avisou neste domingo (23) que vai trocar o nome e o logo da rede social. A mudança deve acontecer a partir desta segunda-feira, entrando em cena a marca X para uma das redes mais usadas pelo ecossistema cripto para fazer anúncios e se informar. A letra também será a logo, que substituirá o famoso pássaro azul. O “verbo” “tuitar” também deve desaparecer. A mudança acontece em meio ao lançamento da concorrente Threads, da Meta, e ao fluxo negativo de caixa da empresa.

À 1h50 desta segunda-feira o perfil de Musk no Twitter já tinha como foto o X e o endereço X.com. Mas, esse endereço não levava a lugar algum, pelo menos para quem estava no Brasil – aparecia a propaganda de uma empresa de hospedagem oferecendo o endereço para compra. O perfil do Twitter continuava com o pássaro azul.

Mudanças de marca são comuns quando uma empresa tem um novo dono – e além disso, em diversos casos, não vai bem – ou depois que passa por uma forte crise de imagem. A ideia é sempre dar a ideia de que uma nova era está começando.

Linda Yaccarino, que substituiu Musk como CEO em maio, disse pela rede social que “é uma coisa excepcionalmente rara que se tenha uma segunda chance para fazer uma outra grande impressão. O Twitter fez uma impressão massiva e mudou a maneira como nos comunicamos. Agora, X irá além, transformando a praça da cidade global”.

Há uma semana, Musk afirmou que a receita publicitária do Twitter caiu pela metade desde que a comprou por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 200 bilhões). Com isso, o fluxo de caixa está negativo, o que pressiona ainda mais as dívidas da empresa. “Precisamos atingir um fluxo de caixa positivo antes que tenhamos o luxo de fazer qualquer outra coisa” Quando assumiu a rede, o empresário demitiu 7.500 funcionários para reduzir custos.

X marca nova fase do Twitter, diz CEO

Enquanto isso, há estimativas de que a concorrente Threads pode ter cerca de 150 milhões de usuários. A questão do Twitter como X é se e quantos usuários atuais se manterão ativos na rede, quantos voltarão e quantos novos chegarão. Afinal, houve quem saiu ou deixou de usar a rede na era pós-Musk.

Musk fez uma enquete para saber qual cor usar no novo logo, se azul ou preta, que acabou vencendo. O logo inicial deverá ser temporário, até que se confirme o definitivo. Além disso, o empresário disse que se X é parecida com algum estilo, é com art déco. Esse estilo tem, entre suas características, as formas geométricas.

O empresário também publicou que deve gostar da letra X. E junto postou foto dele com um fundo com logos da Tesla, a letra X e ele fazendo a letra com os braços. X também é o nome do super aplicativo que Musk diz que fará.

Em abril passado, Musk mudou a logo do Twitter pela imagem da moeda Dogecoin. Mas logo depois voltou com a imagem do pássaro azul.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *