David Marcus, peça-chave no projeto de criptomoedas do Facebook, pede demissão

David Marcus, era CEO da Novi, carteira digital da agora Meta. Foto: Facebook.

O projeto de criptomoedas da Meta (ex-Facebook) teve mais uma baixa de um executivo de peso. Desta vez, ninguém menos do que David Marcus, que ajudou a criar o projeto desde o rascunho e era o CEO desse braço financeiro da empresa, anunciou na tarde desta terça-feira (30) que vai deixar o cargo no final do ano. O executivo não deu detalhes do motivo de sua saída.

Ocorre que o Facebook lançou o então projeto Libra, de carteira digital e criptomoeda para pagamentos inclusive internacionais, em 2019. Porém, recebeu uma chuvarada de críticas de reguladores. Prometeu que iria colocar o sistema no ar em 2020. Não conseguiu. Até agora, o que conseguiu foi anunciar um teste da carteira, que agora se chama Novi. E a moeda é a Diem.

Marcus ficou sete anos no Facebook, depois de ser CEO do PayPal. Em 2018, saiu do Messenger, também do Facebook, para cuidar do então chamado projeto Libra. Em seu lugar entra a executiva Stephane Kasriel, que foi líder de produto da Novi.

Em 2020, quem deixou a empresa foi Morgan Beller, que também ajudou a criar o projeto Libra. Em março passado foi a vez de Kevin Weil, tambem um dos fundadores. Em abril, Dante Disparte, que foi vice-presidente da Associação Diem e que tinha como uma de suas missões “evangelizar” reguladores sobre o tema, saiu e foi para a Circle.

Em seu perfil no Twitter, Marcus disse que ainda há muito para o lançamento da Novi. No entanto, “meu DNA de empreendedor está me cutucando há muitas manhãs seguidas para continuar ignorando isso”.

De acordo com Marcus, “os anos na Novi foram os mais dirigidos por uma missão e os mais estimulantes intelectualmente”. E afirmou que vai descansar por alguns meses para depois começar a construir algo novo mais uma vez.

Em seu texto de despedida no Twitter, voltou a dizer que acredita que os sistemas de pagamentos precisam de melhorias. Mark Zuckerberg disse que “aprendeu muito” com Marcus e agradeceu sua participação nos projetos do Facebook.

Compartilhe agora

1 comentário em “David Marcus, peça-chave no projeto de criptomoedas do Facebook, pede demissão”

  1. Pingback: David Marcus, key player in Facebook’s cryptocurrency project, resigns | blocknews | EmergingCrypto.io

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *