Mercado de Criptomoedas por TradingView

Combinação de blockchain, AI, IoT e edge computing deve avançar em 2020

Receita Federal usa solução da Serpro em Hyperledger Fabric.

Um dos principais temas relacionados ao uso de blockchain em 2020 será o da combinação dessa tecnologia com outras como inteligência artificial, internet das coisa e edge computing, segundo um estudo da IBM com 1 mil profissionais das áreas de negócios e tecnologia.

Para 88% das instituições, garantir padrões de comunicação de dados é um fator importante para se juntar a uma rede blockchain. Por isso, uma das combinações de tecnologias será para validação de dados, na tentativa de ser evitar a inclusão de informações erradas ou fraudulentas na rede por uma atitude desavisada ou intencional.

Essa combinação de tecnologia deverá não apenas turbinar o resultado que cada uma delas poderia entregar sozinha. Um passo seguinte deverá ser a criação de soluções até hoje inexistentes nem no mundo analógico, nem no digital. Em entrevista recente ao Blocknews, Ricardo Polisel Alves, diretor executivo de estratégia de tecnologia da Accenture, afirmou que essa fase deve chegar em cerca de 3 anos.

Governança e moedas digitais

Um outro tema importante deste ano deverá ser a solução para o que parece ser o maior calcanhar de Aquiles das redes privadas de blockchain: a criação de novos modelos de governança que permitam a implantação e eficiência dessas redes.

A pesquisa mostra que 41% das organizações dizem que a falta de padrões entre os parceiros é o desafio mais importante para fazer a prova do conceito (PoC) ou o ecossistema mínimo viável (MVE).

Chegar a um consenso sobre a governança é uma das maiores dificuldades que os participantes de uma rede têm encontrado para usar blockchain, disse ao Blocknews Carlos Rischiotto, líder técnico de blockchain da IBM .

A pesquisa indica ainda algo que claramente se vê todos os dias no universo blockchain, que é o avanço de moedas digitais criptografadas, sejam as privadas, como as de bancos centrais.

Hoje mesmo o Riskbank, banco central da Suécia anunciou que fará testes de uma moeda digital. Para 58% dos entrevistados, essas moedas podem gerar novas fontes de receita com a tokenização de ativos em blockchain.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.