Mercado de Criptomoedas por TradingView

Com licença para Fohat, R3 avança pela primeira vez, no Brasil, fora do setor financeiro

Empresa diz que tem negociações com outros setores. Foto: Pixabay.

O licenciamento do software da Corda Enterprise, rede privada de registro distribuído (DLT), para a Fohat, especializada em soluções para o setor energético, marca o primeiro caso da R3 fora do setor financeiro no Brasil. Mas outros devem vir pela frente.

A Fohat vai usar o software para desenvolver soluções que conectam o mercado energético e o financeiro (ver matéria sobre o assunto).

A R3 começou como um consórcio de bancos testando DLT/blockchain. Depois disso, se transformou numa empresa com boa parte de seus casos no setor financeiro.

“Teremos outros casos de uso fora do setor puramente financeiro, estamos em outras negociações, disse o executivo de vendas da R3 no Brasil, Jeff Bergamo, em entrevista exclusiva ao Blocknews.

Mercado em crescimento

A R3 tem olhado para o setor de energia por questões como a expansão do mercado livre nos próximos anos, com a flexibilização dos consumidores que poderão comprar essa energia, disse Bergamo.

Hoje, apenas cerca de 30% da energia gerada é negociada no mercado livre. Essas negociações começaram há 20 anos com os clientes maiores. Hoje, shoppings, por exemplo, já podem comprar nesse segmento. No futuro, até residências terão esse direito.

Com essa perspectiva e a queda das taxas de juros, bancos de varejo, segmento que a R3 conhece bem, passaram a investir em comercialização de energia limpa. Dentre eles estão Itaú, Santander e BTG Pactual.

Case global

Segundo o executivo, o acordo com a Fohat também pode ser o primeiro do mundo que conecta o setor financeiro com energia. A empresa já tem casos em energia, mas com uso dentro desse mercado, como em óleo e gás.

Bergamo, que vem do segmento de comercialização de energia, afirmou que com a solução que a Fohat vai criar, instituições financeiras poderão gerenciar o fluxo financeiro das operações de compra e venda de energia na plataforma, como garantias e pagamentos.

Mais sobre o balcão, a R3 e a Fohat em:

Busca-se um banco para balcão de energia livre em blockchain

AES Tietê quer ser plataforma de produtos e serviços de energia

Startup brasileira Fohat inicia projeto em energia no Chile

B3 e IRB Brasil Resseguros lançarão plataforma blockchain em 2021

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.