A Teleport, braço de logística da AirAsia, empresa de baixo custo, lançou uma plataforma blockchain para a rede de participantes do embarque de carga aérea. A Freightchain é a primeira desse tipo, segundo a companhia.
Embarcadores de cargas e despachantes poderão reservar e confirmar o transporte, sem uso dos canais de vendas e de emails. Isso vai gerar um processo mais acelerado, segundo a empresa. O sistema abrange os 247 aviões da AirAsia.
O lançamento neste período de incertezas das cadeias de produção é proposital, segundo o Chief Technology Office (CIO) da empresa, Vishal Batra. Soluções ágeis ajudam a conectar demanda e oferta desequilibrada, completou. “Confiabilidade e transparência são mais necessárias do que nunca.”
O primeiro piloto aconteceu com carga farmacêutica entre Bengaluru (Índia) para Ulan Bator (Mongólia) e foi confirmado num prazo 10 vezes mais rápido do que o normal. O itinerário via Kuala Lumpur (Malásia) e Seul (Coréia do Sul) foi confirmado em tempo real para 3 transportadoras distintas através de contrato inteligente (smart contract).