Pela primeira vez, blockchain apareceu não apenas na lista, mas também no topo da lista das habilidades técnicas (hard skills) que as empresas mais deverão procurar em 2020. O levantamento é do LinkedIn Learning com base em mais de 660 milhões de profissionais e mais de 20 milhões de empregos.
Segundo a empresa, “o pequeno número de profissionais disponíveis com essa habilidade está com alta demanda”. O estudo está em http://bit.ly/2QR0Dxs
Das outras 9 habilidades, muitas estão diretamente ligadas a tecnologia, incluindo cloud computing, em segundo lugar, inteligência artificial (que caiu duas posições, para o quarto lugar), UX design e ciência da computação, em nono lugar.
Quem quiser aprender alguma das 10 habilidades, incluindo blockchain, o LinkedIn Learning fornece os links para cursos nesses temas.
Mas não é só isso que as empresas buscam. Elas querem também quem tenha soft skills, ou seja, habilidades relacionadas a comportamento. As 5 primeiras do ranking são criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e inteligência emocional.
É sempre bom lembrar que um bom técnico muitas vezes perde o emprego por suas atitudes na empresa.
Nesta semana, o LinkedIn também noticiou as profissões mais em alta no Brasil. A reportagem está em http://bit.ly/2TqZ5Mf