Covalent, marca de acessórios, usa blockchain para rastrear emissão de carbono

Empresa usa plataforma blockchain LinuxOne da IBM. Foto: Covalent.

A Newlight Technologies, uma biotech do setor da moda, está usando blockchain para rastrear a emissão de carbono e a cadeia de suprimentos da sua marca Covalent. A empresa produz acessórios com um material regenerativo feito a partir de microrganismos achados no oceano. Assim, substitui plástico e fibras.

A biotech, fundada Califórnia, diz que isso ajuda a reduzir o despejo de gás carbônico e de plástico sintético no meio ambiente. Portanto, o produto, o AirCarbon, tem também um certificado de emissão negativa de carbono. De acordo com IBM, uma pesquisa mostrou que 57% dos consumidores trocariam de hábito de consumo para comprar produtos mais sustentáveis.

A Newlight usa a plataforma LinuxONE da IBM, portanto, a solução Hyperledger. Segundo a empresa, os acessórios têm um número que mostra o rastreamento do processo de produção, além do impacto de emissão de carbono.

Consumers can trace the carbon impact of their Covalent products with IBM blockchain. Credit: Newlight Technologies
Empresa usa blockchain para rastrear emissão de carbono de seus produtos. Foto Newlight.

A sequência de 12 dígitos, a “Data do Carbono”, representa a hora de criação da peça com o AirCarbon. A verificação das informações é feita pelo site da Covalent.

“Nosso objetivo é dar às pessoas informações para que decidam que tipo de impacto querem gerar”, disse o CEO da Newlight, Mark Herrema. Isso ajuda, por exemplo, a tangibilizar o caminho que levou à criação do produto, completou.  

A Newlight foi fundada em 2003 e levou 10 anos para desenvolver e começar a vender seus produtos, de vão de óculos e carteiras a bolsas.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *