A Binance recebeu, nesta quarta-feira (4), autorização da França para operar de forma regulamentada no país. O status de Prestadora de Serviços de Ativos Digitais (PSAD) foi concedido pela Autorité des Marchés Financiers (AMF), que regula os mercados financeiros franceses, e teve o aval da Autorité de Contrôle Prudentiel et de Résolution (ACPR), que é o supervisor dos setores bancários e de seguros na França. Essa é, portanto, seu primeiro registro de PSAD na União Europeia.
A maior exchange do mundo cresceu em diversos mercados num período em que os reguladores não estavam tão atentos aos criptoativos. E também ofereceu serviços que, segundo reguladores, não poderia. É o caso, por exemplo, do Brasil, onde teve de suspender a venda de contratos futuros em agosto de 2021. Isso foi uma determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Mas, a empresa passou por problemas similares em outros mercados, inclusive europeus. Mas, tem buscado aprovações de operação sob regulação. Recentemente, obteve aprovação para atuar em Abu Dhabi, Bahrein e Dubai.
Para o fundador e CEO da Binance, Changepeng Zhao (CZ), “a regulação efetiva é essencial para a adoção em massa das criptomoedas. As regulações francesas AML/CFT e as relacionadas às PSAD põe em prática requerimentos rígidos de prevenção à lavagem de dinheiro, para fazer jus aos padrões elevados que são necessários para ser regulamentado na França”. Concorrentes da Binance, como o Mercado Bitcoin, por exemplo, costumam afirmar que a exchange não opera sob regulação como outras do mercado.
Aprovação na França é primeira da Binance na UE
De acordo com o CEO da Binance França, David Princay, o registro da exchange como uma PSAD é um grande marco para o mundo cripto na Europa. “Os novos níveis de proteção AML vão ajudar a aumentar a adoção de cripto na França e na Europa como um todo. E essa maior adoção ajudará a trazer uma maior liquidez ao mercado, que os usuários e a comunidade receberão muito bem”.
Após o registro, a Binance informou que irá aumentar suas operações na França e pretende inicialmente recrutar até 250 pessoas. Isso porque diz querer focar no desenvolvimento da infraestrutura das criptomoedas e do blockchain. “Queremos trabalhar com os reguladores em como fazer o setor crescer de maneira sustentável”, disse CZ durante o evento Ethereum Rio 2022 em março. Em março, a Binance anunciou a compra da plataforma de investimentos tradicionais Sim;paul no Brasil, e disse que vai investir em mais empresas desse segmento no país. Isso inclui instituições financeiras como bancos e provedores de serviços de pagamentos.
A compra de empresas de investimentos tradicionais e que, portanto, operam no mercado regulado, é uma forma de estar mais próximo dos xerifes do mercado. Pode ser também uma forma de mostrar boa vontade em operar de forma regulada no mercado brasileiro.