A Amazon Web Services (AWS), serviço de cloud da Amazon, vai disponibilizar Ethereum no Amazon Managed Blockchain, solução de configuração e gerenciamento de rede blockchain. Mas, por enquanto, a solução não está disponível no Brasil.
Segundo a AWS, a novidade está no leste dos Estados Unidos, mais especificamente em Northern Virginia, que é parte da capital Washington. Além disso, outras áreas incluem Singapura, Tókio, Seoul, Irlanda e Londres.
A Managed Blockchain já permitia o mesmo para Hyperledger. Com a decisão, “os clientes da AWS poderão implantar nós de Ethereum na Amazon em minutos e se conectar à sua rede”, disse a AWS num comunicado.
De acordo com o comunicado, a Managed Blockchain monitora o funcionamento do nós, troca os que não estão funcionando e automatiza as melhorias no software Ethereum.
Amazon patenteou rastreamento
“Estou otimista, pois a novidade deve trazer novos e importantes players para o ecossistema do Ethereum. Isso vai ampliar as possibilidades de desenvolvimento de negócios e facilitar a rotina do CTO (Chief Technology Officer)”. A afirmação é de Jeff Prestes especialista em Ethereum e arquiteto de blockchain do Mercado Bitcoin.
A Amazon tem investido em blockchain em diferentes braços do grupos. No ano passado, por exemplo, patenteou no USPTO, órgão dos Estados Unidos responsável por fazer os registros, um sistema blockchain para rastrear e monitorar sua cadeia de suprimentos.
Segundo a empresa, até agora só era possível rastrear uma parte limitada da cadeia. É o que acontece também em outras indústria, ou seja, um elo só sabe o que aconteceu no pedaço imediatamente anterior a ele.
Reportagem atualizada em 5/3/21 às 10h20 com a declaração de Jeff Prestes.