Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Amazon obtém patente para rastrear cadeia de fornecedores por blockchain

Crédito: Gerd Altamann. Pixabay.

A Amazon patenteou no USPTO, órgão dos Estados Unidos responsável por fazer os registros, um sistema que usa blockchain para rastreamento e monitoramento de sua cadeia de suprimentos. Segundo a empresa, até agora só era possível rastrear uma parte limitada da cadeia, em geral aquela que era de interesse de quem criou a solução.

É fato que os monitoramentos, quando existem, em geral são dos fornecedores diretos dos fabricantes de produtos ou elaboradores de serviços. Pouco se monitora os fornecedores dos fornecedores.

Para Maurício Magaldi, da comunidade Hyperledger (capítulo Brasil), mentor de startups baseadas em blockchain e host do BlockDrops Podcast, o pedido de patente tem um significado grande porque além de a Amazon ser o maior site de compras, a iniciativa evita casos de produtos falsificados.

Em seu pedido, a Amazon exemplifica que quando um item é adicionado no sistema de catálogos, sua informação é incluída no começo do registro da cadeia para esse item. Uma certificadora pode fazer parte do sistema para verificar se os produtos correspondem ao que está no catálogo, baseado em uma ou mais regras de certificação.

Se os requerimentos forem cumpridos, a informação é registrada para indicar transferência de um produto de um fornecedor para o sistema de catálogo. A informação da certificação pode se apresentada com a descrição do item quando houve busca por ele no catálogo.

As características de registro distribuído e certificação fornecem uma confirmação melhorada de certificações de terceiros, disse a Amazon.

“Os usuários podem pedir informação sabendo que um produto se movimentou na cadeia de suprimentos e manteve sua autenticidade, como verificado em alguns casos por requerimentos estabelecidos por uma terceira-parte independente”, diz o pedido de registro.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>