Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

2TM coloca em operação Bitrust, para custódia de criptomoedas

A 2TM, holding inclui empresas como Mercado Bitcoin e Blockchain Academy, anunciou hoje (3) que iniciou as operações da Bitrust. A empresa faz custódia digital e começará com bitcoin. Ainda neste trimestre, deve expandir o serviço para outras criptomoedas.

A empresa está de olho nos investidores institucionais. Isso porque investem grandes valores, mas que têm receios sobre criptomoedas. E um deles é com a custódia, ou seja, a segurança da guarda das criptos. Esse segmento ainda não está desenvolvido aqui. A espanhola Prosegur, por exemplo, também anunciou que instalaria um bunker no Brasil, um dos únicos do mundo.

Para o serviço, a Bitrust afirma utilizar equipamentos chamados de Hardware Security Module (HSM). É uma espécie de cofre digital que gerencia chaves digitais. De acordo com a empresa, “as operações envolvem diversas camadas de proteção”.

Bitrust está trabalhando com Kryptus

Isso inclui, por exemplo, duplo fator de autenticação para se logar no portal. Além disso, precisa de aprovação das demandas de retirada por ao menos dois usuários do cliente. E uma das assinaturas é com o ICP-Brasil. As chaves ficam offline, em servidores em empresas e não na nuvem. A Kryptus, empresa brasileira de segurança cibernética e criptografia, fará a segurança da Bitrust.

“A atividade de uma custódia qualificada para esses ativos é fundamental para garantir segurança da operação”, diz a líder de desenvolvimento de negócios da Bitrust, Paloma Sevilha. A segurança inclui questões como titularidade, existência, lastro e segregação, completa. No Brasil são as exchanges que fazem o serviço, embora não seja o foco delas, disse a líder de desenvolvimento de negócios da Bitrust, Paloma Sevilha.

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>